Dois livros: psicologia para quem sabe ler

 Eric L. Johnson defende que uma psicologia distintamente cristã deve ser “uma sábia ciência de seres humanos individuais que inclui a construção da teoria, pesquisa, ensino, formação e diversos tipos de práticas, incluindo o cuidado da alma”; e que “essa ciência provem de um entendimento cristão da natureza humana”, distingue-se, portanto das versões de psicologias baseadas em cosmovisões diferentes.


Deus exibe sua glória e bondade disponibilizando suas duas grandes obras: a revelação especial e a revelação geral. Estes dois livros, como os chamava Agostinho, proporcionam às pessoas entenderem a Deus, a si mesmo e o mundo pelas Escrituras e interagindo com o próprio mundo.


O primeiro livro está acessível a quem quiser, mas sob certas condições: só pode ser lido na presença do autor e se for convidado por ele. É que iluminação da casa tem características muito particulares.


O segundo fica numa espécie de biblioteca pública, conhecida como “natureza”, cujas janelas são muito grandes e as paredes translúcidas. Apesar de a iluminação natural do lugar ser boa, para ler, é preciso muita imaginação e curiosidade.
Ainda há tantas ideias preconcebidas sobre saúde mental que precisam ser reorientadas... uma delas é que psicologia e teologia são inimigas.

E se ao invés de julgar psicólogos cristãos pela psicologia, os avaliássemos pelo que realmente os caracterizam como cristãos?

📖 Todos os cristãos, genuinamente cristãos, leem o primeiro livro.

⚠️ Psicólogos secularizados (incluindo alguns que se consideram cristãos) conseguem ler o segundo livro, alguns, com certa dificuldade, por isso, cuidado porque há muitos “analfabetos funcionais” nesse meio.

✝️ Psicólogos genuinamente cristãos leem os dois livros, o segundo com excelência, porque tudo que fazem é para a glória de Deus.

O que achou?

Fique à vontade para curtir, comentar e compartilhar!

Você encontra essa postagem na página do instagram @aenderborba!


#psicologiacrista #doislivrosdeDeus #revelacaogeral #revelacaoespecial #psicólogo #fé #cristaospsicologos #teologia #cuidado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retratação Pública - 4 anos depois

Mulher virtuosa no século XXI

Orar com o Salmo 23